Santos calou o Maracanã e foi campeão do Torneio Rio-São Paulo
Em 1997, o Santos Futebol Clube calou o Maracanã na grande final do Torneio Rio-São Paulo daquele ano. Em um empate heróico por 2 a 2 com o Flamengo, o alvinegro praiano conquistou seu quinto e último título da competição.
Logo na estreia, o Peixe enfrentou o Vasco, vice-campeão carioca de 1996. O alvinegro praiano empatou em 2 a 2 com o cruzmaltino, com gols marcados por Carlinhos e Vágner. No jogo de volta, em São Januário, as duas equipes empataram em 3 a 3, forçando a disputa de pênaltis. Zetti defendeu uma cobrança e Dutra confirmou a classificação do Peixe.
Na próxima fase, o Santos pegou seu rival Palmeiras. O Peixe derrotou com certa tranquilidade aquele que era considerado um dos grandes favoritos da competição, com uma vitória por 3 a 1. Baiano, Marcos Assunção e Robert marcaram os gols do alvinegro.
O adversário na final foi o Flamengo, considerado um dos times mais fortes do país na época, com nomes como Romário e Sávio no elenco. No entanto, o Santos, treinado por Vanderlei Luxemburgo, surpreendeu os cariocas logo no primeiro jogo. Em partida disputada no Morumbi, o Peixe venceu por 2 a 1, com gols de Alessandro e Macedo.
No jogo de volta, mais de 70 mil flamenguistas compareceram no Maracanã. Luxemburgo escalou o Santos com Zetti, Anderson Lima (depois Baiano), Sandro, Ronaldão e Rogério Seves (Juari); Marcos Assunção, Vágner, Alexandre (Caíco) e Piá; Macedo e Alessandro.
Com um início fulminante, o Peixe abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, com gol de falta de Anderson Lima. No entanto, o Flamengo virou o placar ainda na primeira etapa com dois gols de Romário – um deles, de pênalti.
Aos 32 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo santista Juari acertou um chute no ângulo e marcou um verdadeiro golaço, que deixou tudo igual no placar novamente. O empate foi o suficiente para o Peixe faturar seu quinto título do Torneio Rio-São Paulo, em pleno Maracanã.